terça-feira, 21 de outubro de 2008

23º Encontro, 09 de outubro

Planejamento do encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
23º Planejamento – 09 de outubro

FORMAÇÃO CONTINUADA

As palavras são o fio onde amarramos nossa experiência.
Aldous Huxley

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Possibilitar a compreensão da natureza da ortografia da língua portuguesa.
§ Perceber a necessidade de fazer um diagnóstico dos tipos de erro que os alunos cometem para planejar estratégias para o ensino e aprendizagem da ortografia.

PROGRAMAÇÃO

1. LEITURA COMPARTILHADA
* música: Escurinha, de Geraldo Pereira – CD Valsa Brasileira, Zizi Possi. http://br.youtube.com/watch?v=PXMUR5GpnSc

2. SOCIALIZAÇÃO
* Síntese do encontro anterior.
* Sacola da leitura.

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Relatos de vivencias que denotam mudança lingüística e a formação de palavras novas.

4. APROFUNDAMENTO
· Quadro de traços graduais e descontínuos – Algumas regras variáveis do português brasileiro (entregue na aula);
· Quadro fonético do português brasileiro (entregue na aula);
· Relações existentes em nossa língua entre sons da fala e letras do alfabeto. Retirado do livro: Guia Teórico do alfabetizador de Míriam Lemle. (texto entregue na aula)
· Fascículo 6 e 4 (páginas 145 a 154);
· Textos: Uma reflexão sobre as normas ortográficas in Cadernos da TV Escola, Português 2; e A norma ortográfica do português: o que o aluno pode compreender? O que ele precisa memorizar? Livro: Ortografia: ensinar e aprender. Artur Gomes de Morais. (textos entregues na aula anterior)

5. AVALIAÇÃO
Avaliar o encontro.

6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Quais são as melhores estratégias didáticas para ensinar ortografia?

7. Para Saber Mais...
* O aprendizado da ortografia. Artur Gomes de Morais. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
* Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Parábola, 1999.
* Guia Teórico do alfabetizador, Míriam Lemle. São Paulo: Ática, 1991.
*webquest: http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbedw.php?id_actividad=9466&id_pagina=1

8. Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) em estudo. Dificuldades e sucessos evidenciados.

Nenhum comentário: