Planejamento do encontro
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
24º Planejamento – 20/23 de outubro
FORMAÇÃO CONTINUADA
... no fundo, somos todos aprendizes. A verdadeira aprendizagem chega ao coração do que significa ser humano. Aprender faz parte do processo gerativo de vida...
Autor desconhecido
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
Refletir sobre o conceito de “erro” e a necessidade de mudança na forma de “enxergar” a aprendizagem da ortografia.
PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
* Exposição da Mostra de Ciência e Tecnologia das escolas vinculadas à DRE-Gama
2. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Vivencias da sala de aula em que se evidencia o “erro”.
3. APROFUNDAMENTO
· Fascículo 5, 6 e 4 (páginas 145 a 154);
· Textos: Uma reflexão sobre as normas ortográficas in Cadernos da TV Escola, Português 2; e A norma ortográfica do português: o que o aluno pode compreender? O que ele precisa memorizar? Livro: Ortografia: ensinar e aprender. Artur Gomes de Morais. (textos entregues em aula)
· HQ do Chico Bento: O orador da turma (enviada por e-mail)
· O preconceito nos quadrinhos – Giovana Scareli (texto entregue na aula anterior)
4. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Reflexões sobre o conceito de erro na escola.
5. Para Saber Mais...
* Revista ACOALFAplp- O tratamento do erro nas produções textuais - Artigo Ana Dilma Pereira (enviado por e-mail)
* Texto: A variação Lingüística e os textos de Chico Bento, Ana Dilma Pereira (enviado por e-mail)
* O aprendizado da ortografia. Artur Gomes de Morais. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.
6. Registro Reflexivo
Escrever sobre suas reflexões sobre o “erro” na escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário