sexta-feira, 14 de novembro de 2008

27º Encontro, 13 de novembro

Leitura compartilhada:


Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
27º Planejamento – 13 de novembro

FORMAÇÃO CONTINUADA

A velhota superantiquada recomenda à neta:
- Benzinho, há duas palavras que eu quero que você prometa nunca mais dizer.
Uma é bacana e a outra é nojenta. Você promete?
– Claro, vovó. E quais são as palavras?
Piada

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Mostrar que os procedimentos envolvidos na leitura e compreensão de textos são construídos no uso, à medida que são acionados.
§ Esclarecer que ao lermos formulamos hipóteses de acordo com o nosso conhecimento prévio e com a familiaridade com o gênero do texto.
§ Relembrar estratégias de leitura: antecipação, inferência, seleção e checagem.
§ Rever os níveis de leitura.

PROGRAMAÇÃO

1. LEITURA COMPARTILHADA
· Caso de secretária. Carlos Drummond de Andrade.
· Sexa. Luís Fernando Veríssimo in A mãe do Freud. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.
· Reportagem: A neutralidade como dever, revista Veja de 20/08/2008.
· Reportagem: A lição dos bons alunos, revista Veja de 22/08/2007.

2. SOCIALIZAÇÃO
* Síntese do encontro anterior.
* Sacola da leitura.

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
* texto e interação: pressupostos, subentendidos e os níveis de leitura.
* um bom leitor é aquele que decodifica, antecipa, infere, seleciona e checa com eficácia.

4. APROFUNDAMENTO
· Textos e atividades propostas (material entregue na aula).
· Análise de Texto Humorístico – As piadas. Eliana Maria Borges e Sônia Maria Pereira Freitas (UENF), texto entregue na aula.
· Desenvolvimento de habilidades de leitura de textos a partir da análise de pressupostos e subentendidos. Nohad Mouhanna Fernandes (UNIGRAN), texto entregue na aula.
· Fascículos 3 e 7 ; 4 e 8.

5. AVALIAÇÃO
§ Do que gostei?
§ O que critico?
§ O que sugiro?

6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
O que se pode explorar numa fábula? E em uma piada?

7. Para Saber Mais...
· Reflexão metalingüística no Ensino Fundamental, N. S. Miranda, Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2006.
· Desenvolvimento de habilidades de leitura de textos a partir da análise de pressupostos e subentendidos. Nohad Mouhanna Fernandes ( UNIGRAN),
· Produção textual, análise de gêneros e compreensão, Luiz Antônio Marcuschi. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
· A coerência textual, Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia. São Paulo: Contexto, 2003.
· Ler e compreender os sentidos do texto, Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: Contexto, 2007.

8. Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) em estudo. Dificuldades e sucessos evidenciados.

Nenhum comentário: