

Planejamento do encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
28º Planejamento – 20 de novembro
FORMAÇÃO CONTINUADA
“Você poderia me dizer, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?”,disse Alice. “Isto depende muito de onde você quer chegar”, respondeu o gato .
Lewis Garrol, Alice no País das Maravilhas
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Reconhecer os princípios da textualidade.
§ Refletir sobre os mecanismos coesivos do texto.
§ Discutir estratégias para ajudar os alunos com problemas na organização do texto.
PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
· Homenagem às professoras de Português – Marluci Brasil
· Teste Inteligências Múltiplas
2. SOCIALIZAÇÃO
* Síntese do encontro anterior.
* Sacola da leitura.
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
* Discussão dos textos entregues no encontro e conteúdo do fascículo 3.
4. APROFUNDAMENTO
· Textos: “O diálogo entre os textos” (revista Veja – 29/04/1998); “A intertextualidade e o ensino da Língua Portuguesa” - Renata da Silva de Barcellos. (material entregue no encontro).
· Fascículo 3.
5. AVALIAÇÃO
§ Avaliação pessoal – ficha da EAPE
§ Auto-avaliação CFORM/UnB
6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Como podem ser trabalhados os problemas de organização do texto?
7. Para Saber Mais...
· O texto e a construção dos sentidos, Ingedore Villaça Koch. São Paulo: Contexto, 2003.
· A coerência textual, Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia. São Paulo: Contexto, 2003.
· Ler e compreender os sentidos do texto, Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: Contexto, 2007.
8. Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) em estudo. Dificuldades e sucessos evidenciados.
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
28º Planejamento – 20 de novembro
FORMAÇÃO CONTINUADA
“Você poderia me dizer, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?”,disse Alice. “Isto depende muito de onde você quer chegar”, respondeu o gato .
Lewis Garrol, Alice no País das Maravilhas
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Reconhecer os princípios da textualidade.
§ Refletir sobre os mecanismos coesivos do texto.
§ Discutir estratégias para ajudar os alunos com problemas na organização do texto.
PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
· Homenagem às professoras de Português – Marluci Brasil
· Teste Inteligências Múltiplas
2. SOCIALIZAÇÃO
* Síntese do encontro anterior.
* Sacola da leitura.
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
* Discussão dos textos entregues no encontro e conteúdo do fascículo 3.
4. APROFUNDAMENTO
· Textos: “O diálogo entre os textos” (revista Veja – 29/04/1998); “A intertextualidade e o ensino da Língua Portuguesa” - Renata da Silva de Barcellos. (material entregue no encontro).
· Fascículo 3.
5. AVALIAÇÃO
§ Avaliação pessoal – ficha da EAPE
§ Auto-avaliação CFORM/UnB
6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Como podem ser trabalhados os problemas de organização do texto?
7. Para Saber Mais...
· O texto e a construção dos sentidos, Ingedore Villaça Koch. São Paulo: Contexto, 2003.
· A coerência textual, Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia. São Paulo: Contexto, 2003.
· Ler e compreender os sentidos do texto, Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: Contexto, 2007.
8. Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) em estudo. Dificuldades e sucessos evidenciados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário