terça-feira, 23 de setembro de 2008

16º Encontro, 14 de agosto

Leitura Compartilhada:



O GAROTINHO CHAMADO AMOR

Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Em um certo dia, descobriu que a vida só teria
sentido quando ele descobrisse a PAZ e, foi
justamente nesse dia que o AMOR saiu à procura
da PAZ. Chegando ao colégio onde ele estudava,
encontrou seus amigos que tinham um SORRISO
nos lábios e foi nesse momento que o AMOR
começou a perceber que o SORRISO dos amigos
transmitia a PAZ, pois sentiu que a PAZ existe no
interior de cada um de nós, mas para isso, basta
saber dar um SORRISO. E nesse instante, com os
seus pensamentos a vagar a turma gritou bem forte,
AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procuravas?
AMOR respondeu com muita GARRA: sim, encontrei
a PAZ, pois ela existe em cada um , basta saber dar
um SORRISO. Então, todos vocês que têm AMOR,
traga a PAZ, o SORRISO e a GARRA para junto de nós.
Dê também um SORRISO bem bonito e sejam BEM-VINDOS!!!

Dinâmica de grupo:
Fazer gestos cada vez que na história aparecer as seguintes palavras:
AMOR - um abraço
PAZ - aperto de mão
GARRA - troca de lugar
SORRISO - gargalhada
BEM-VINDOS - bate palmas
Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
16º Planejamento – 14 de agosto

FORMAÇÃO CONTINUADA

O que somos senão o resultado de como nos relacionamos
com a gente mesma, com cada pessoa que faz parte da nossa vida e,
sobretudo, de como nos relacionamos com o mundo?
Rosana Braga

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Refletir sobre a história da Língua Portuguesa e nossa identidade.
§ Gêneros, tipos e suportes textuais;
§ Produzir um texto com intergenericidade.

PROGRAMAÇÃO

1. LEITURA COMPARTILHADA
* Um menino chamado amor – texto e dinâmica com palavras-destaque-ação: amor: um abraço; bem-vindos: bater palmas; garra: trocar de lugar; paz: aperto de mão; sorriso: gargalhadas.
* texto: O que somos, afinal, senão a soma de todas as nossas relações? Rosana Braga. Texto publicado na revista “Histórias para viver feliz”
* Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente), a Carlos Heitor Cony – Tiago de Mello e dinâmica para leitura do poema com balões e balas.

2. SOCIALIZAÇÃO
* Leitura da síntese do encontro anterior.
* Sacola da leitura.

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Produzir em grupo ou individualmente um texto utilizando recursos dos diversos gêneros textuais.

4. APROFUNDAMENTO
· Slide Gêneros e tipos textuais: considerações necessárias e slide Gêneros e tipos textuais: uma conversa que se inicia... (Professora Rita) enviados por e-mail.
· Quadro: Representação do contínuo dos gêneros textuais na fala e na escrita. Marcuschi, Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
· Fascículo 2.

5. AVALIAÇÃO
Avaliação do encontro.

6.Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
O que você pensa sobre intergenericidade? Vamos produzir um texto assim?

7. Para Saber Mais...
· A questão do suporte dos gêneros textuais – Luiz Antonio Marcuschi, 2003 (versão provisória). (enviado por e-mail).
· Quadro: Representação do contínuo dos gêneros textuais na fala e na escrita. Marcuschi, Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
· Gêneros textuais e produção lingüística - Luiz Antonio Marcuschi.(enviado por e-mail).
· O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais – Désirée Motta-Roth (enviado por e-mail)
· Texto: Recomendações para o Programa Salas de Leitura – FAE, de Lígia Cademartori – MEC, sobre os critérios para escolha do livro de literatura a ser oferecido ao aluno. Esta discussão se justifica devido à proximidade da Feira do Livro de Brasília.

8. Registro Reflexivo
Escrever sobre suas impressões do encontro e/ou sobre o(s) tema(s) em estudo.

Representação do contínuo dos gêneros textuais na fala e na escrita:
Critérios de análise e seleção de livros para leitura:

Nenhum comentário: