Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
19º Planejamento – 11 de setembro
FORMAÇÃO CONTINUADA
O objetivo mais importante no ensino da língua portuguesa para seus falantes é fazer com eles pensem criativamente a e em sua língua.
Luiz Marques de Souza
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Recordar eventos históricos relacionados com a colonização do Brasil e o uso da língua.
§ Refletir sobre a história da Língua Portuguesa e as transformações que sofreu ao longo do tempo.
PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
* Os limites e as Possibilidades do Trabalho com Literatura em Sala de Aula - equipe técnica de Língua Portuguesa da Delegacia de Ensino de Garça (enviado por e-mail).
* Pai Nosso diferente e dinâmica com balões.
2. SOCIALIZAÇÃO
* Leitura da síntese do encontro anterior.
* Sacola da Leitura.
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Discussão sobre as mudanças que ocorrem na língua e como estas variantes convivem num mesmo momento da língua. Fascículo 6.
4. APROFUNDAMENTO
· Assistir ao filme Desmundo observando os eventos de oralidade e escrita presentes no filme. Como se apresenta a fala dos personagens recém chegados de Portugal e dos que já estavam aqui? Quais os aspectos implícitos e quais os aspectos explícitos na mudança lingüística que ocorreu desde que os portugueses aqui aportaram?
5. AVALIAÇÃO
Avaliação escrita sobre o filme.
6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
A Língua Portuguesa falada no início da colonização do Brasil sofreu mudanças? O que provocou estas mudanças?
7.Para Saber Mais...
* Lingüística Histórica. Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2005.
* Raízes do Brasil. Sérgio Buarque de Holanda. 26ª Ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
* Fascículo 6.
8.Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) abordados na discussão sobre o filme Desmundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário