quarta-feira, 24 de setembro de 2008

17º Encontro, 28 de agosto

Leitura Compartilhada:






Planejamento do encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
17º Planejamento – 28 de agosto

FORMAÇÃO CONTINUADA

Penetra surdamente no reino das palavras
Lá estão os poemas que esperam ser escritos...
Chega mais perto e contempla as palavras
Cada uma tem mil faces secretas sob a face
Neutra e te pergunta, sem interesse pela
Resposta pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?
Procura da poesia – Carlos Drummond de Andrade


OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Identificar seqüências tipológicas.
§ Atividades com inter-gêneros.
§ Refletir sobre as possibilidades de leituras que um texto oferece.

PROGRAMAÇÃO

1. LEITURA COMPARTILHADA
* Deficiências – Mário Quintana e vídeo: sussurro
* Felicidade clandestina – Clarice Lispector

2. SOCIALIZAÇÃO
* Leitura da síntese do encontro anterior.
* Sacola da leitura.

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Leitura da produção de textos com intergenericidade.

4. APROFUNDAMENTO
· Carta pessoal com seqüências tipológicas;
· Música E.C.T., gravada por Cássia Eller. Identificar: gênero e tipo textual, o valor do título, os personagens e a fala de cada um.


5. AVALIAÇÃO
Avaliação individual do encontro.

6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Considerando o texto da música E.C.T. (Nando Reis, Marisa Monte, Carlinhos Brown) gravada por Cássia Eller e aplicando as estratégias de leitura, identifique o gênero e tipo textual. Quais são os personagens e onde aparece a fala de cada um?

7. Para Saber Mais...
* Ler e compreender os sentidos do texto, Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: Contexto, 2007.
* PLATÃO, Francisco e FIORIN, José Luís. Para entender o texto. São Paulo: Ática.
* Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Luiz Antonio Marcuschi. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
* Gêneros textuais e produção lingüística - Luiz Antonio Marcuschi.(enviado por e-mail).

8. Registro Reflexivo
Escrever suas impressões sobre o encontro.

Vídeo - música E.C.T. - Cássia Eller :

Nenhum comentário: