quarta-feira, 24 de setembro de 2008

20º Encontro, 18 de setembro

Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
20º Planejamento – 18 de setembro

FORMAÇÃO CONTINUADA

É muito importante que todo educador conceba a linguagem como um significado amplo e dinâmico que se relaciona plenamente com a participação social. Trabalhar a linguagem em situação de ensino não é ensinar as palavras, mas seus significados culturais e sociais .
Lilian Kelly Caldas

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Analisar e discutir as mudanças na língua e temáticas abordadas no filme Desmundo.
§ Refletir sobre as transformações que a língua sofreu ao longo do tempo.

PROGRAMAÇÃO

1. LEITURA COMPARTILHADA
(ficou para dia 02/10)

2. SOCIALIZAÇÃO
* Sacola da Leitura.

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
* Discussão sobre os eventos de oralidade e escrita presentes no filme Desmundo, como se apresenta a fala dos personagens recém chegados de Portugal e dos que já estavam aqui, quais os aspectos implícitos e explícitos na mudança lingüística;
* temas sociais que estão presentes no filme;
* outras leituras que o filme proporciona.

4. APROFUNDAMENTO
· Filme Desmundo
· Raízes do Brasil. Sérgio Buarque de Holanda
· Fascículo 6

5. AVALIAÇÃO
Avaliação do encontro.

6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Os temas sociais abordados no filme Desmundo sofreram mudanças da época da colonização até os dias de hoje? Como as questões históricas, sociais e culturais se relacionam com a língua?

7.Para Saber Mais...
* Lingüística Histórica. Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2005.
* Fascículo 6.

8.Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) abordado(s).

Nenhum comentário: