Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
20º Planejamento – 18 de setembro
FORMAÇÃO CONTINUADA
É muito importante que todo educador conceba a linguagem como um significado amplo e dinâmico que se relaciona plenamente com a participação social. Trabalhar a linguagem em situação de ensino não é ensinar as palavras, mas seus significados culturais e sociais .
Lilian Kelly Caldas
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
§ Analisar e discutir as mudanças na língua e temáticas abordadas no filme Desmundo.
§ Refletir sobre as transformações que a língua sofreu ao longo do tempo.
PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
(ficou para dia 02/10)
2. SOCIALIZAÇÃO
* Sacola da Leitura.
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
* Discussão sobre os eventos de oralidade e escrita presentes no filme Desmundo, como se apresenta a fala dos personagens recém chegados de Portugal e dos que já estavam aqui, quais os aspectos implícitos e explícitos na mudança lingüística;
* temas sociais que estão presentes no filme;
* outras leituras que o filme proporciona.
4. APROFUNDAMENTO
· Filme Desmundo
· Raízes do Brasil. Sérgio Buarque de Holanda
· Fascículo 6
5. AVALIAÇÃO
Avaliação do encontro.
6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Os temas sociais abordados no filme Desmundo sofreram mudanças da época da colonização até os dias de hoje? Como as questões históricas, sociais e culturais se relacionam com a língua?
7.Para Saber Mais...
* Lingüística Histórica. Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2005.
* Fascículo 6.
8.Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) abordado(s).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário