Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
11º Planejamento – 19 de junho
FORMAÇÃO CONTINUADA
"A auto-avaliação, a reflexão e a oportunidade de o aluno
revelar o processo pelo qual o trabalho é expresso no
portfólio constituem a centralidade do portfólio."
Klenowski
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
Refletir sobre a avaliação, a construção do portfólio e suas implicações na organização do trabalho pedagógico.
PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
Gente que mora dentro da gente. Jonas Ribeiro
2. SOCIALIZAÇÃO
Rememorar encontros anteriores - de 08/05 a 12/06.
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Ditado de figuras
4. APROFUNDAMENTO
· Slides: Avaliação e organização do trabalho pedagógico – Portfólio
· Capítulo 2 – Situando o portfólio, livro: Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico –Benigna Maria de Freitas Villas Boas, 2004.
5. AVALIAÇÃO
O que eu gostei?
O que eu critico?
O que eu sugiro?
5. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar com portfólio? Que estratégias você precisa adotar para realizar um trabalho com portfólio
6. Para Saber Mais...
# VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.
# SHORES, Elizabeth e GRACE, Caty. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
7. Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro.
Ditado de figuras geométricas:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário