domingo, 3 de agosto de 2008

Segundo Encontro, 03 de abril



Discussão em grupo sobre quem é o professor de Língua Portuguesa










Planejamento do Encontro:
GDF – SE - SUBEP
ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
2º Planejamento - 03 de abril

FORMAÇÃO CONTINUADA

Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente.
Telma Weisz


OBJETIVO DO ENCONTRO:
* Refletir sobre o papel do professor de Língua Portuguesa, sobre os aspectos que influenciam em sua prática docente, com vistas à aprendizagem da língua.

PROGRAMAÇÃO

1. Leitura Compartilhada
* Educação em Língua Materna, Stella Maris Bortoni-Ricardo – Capítulo 1 – A sociedade brasileira, pequeno trecho do livro Rememórias Dois de Carmo Bernardes.
* Atividade escrita: quem fala mais correto: o sertanejo ou o doutor da cidade? – escrever e entregar para discussão posterior.

2. Socialização
Encontro dia 27/03/08.
Informações sobre o curso.

3. Rede de Experiências
* Discutir em grupos:
- Quem é o professor de Língua Portuguesa?
- Quais competências precisam ser inerentes a esse profissional?
- Quais os aspectos que dificultam o trabalho pedagógico do professor de Língua Portuguesa?
- Como esses entraves podem ser resolvidos?
- Quais elementos presentes na sociedade contribuem para o trabalho do professor de Língua Portuguesa na sala de aula?
- A Língua Portuguesa é interdisciplinar. Como essa interdisciplinaridade pode estar presente na organização do trabalho pedagógico do professor de Língua Portuguesa?
- O trabalho desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa pode ser fator que contribui para a inclusão ou exclusão social. Como o grupo percebe esta afirmação?
* Registrar no caderno;
* Definir no grupo responsáveis pela socialização;
* Socialização das discussões.
* Leitura e discussão do texto proposto pelo PCN – Língua Portuguesa, p. 17-20.
* Qual a relação da discussão anterior com o texto do PCN? O grupo se viu no texto?

4. Aprofundamento
Texto do PCN

5. Avaliação
O que eu gostei?
O que eu critico?
O que eu sugiro?

Para Saber Mais...
* BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
* Stella Maris Bortoni-Ricardo. Educação em Língua Materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

Registro Reflexivo – prática do registro
“O que é registrado, seja em escultura, na arquitetura, ou em escritos ... é história. O que não se registra cai no reino das lembranças e vira lenda.” Madalena Freire – Adaptado

Texto leitura compartilhada:
















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