Planejamento do Encontro:
GDF – SE - SUBEP
ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
4º Planejamento – 17 de abril
FORMAÇÃO CONTINUADA
“O mundo é este conjunto onde cada parte, quando tomada por si mesma, abre de repente dimensões ilimitadas, torna-se parte total.”
Merleau Ponty
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
Ler e discutir sobre a linguagem, preconceito lingüístico, variação e norma padrão.
PROGRAMAÇÃO
Confecção do crachá de apresentação, cores variadas. Apresentação. Definição dos grupos e divisão das tarefas.
1. LEITURA COMPARTILHADA
Crônica: Campos e cerrados – Rubem Alves, livro O Retorno e o Terno – Editora Papirus.
2. SOCIALIZAÇÃO
GDF – SE - SUBEP
ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
4º Planejamento – 17 de abril
FORMAÇÃO CONTINUADA
“O mundo é este conjunto onde cada parte, quando tomada por si mesma, abre de repente dimensões ilimitadas, torna-se parte total.”
Merleau Ponty
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
Ler e discutir sobre a linguagem, preconceito lingüístico, variação e norma padrão.
PROGRAMAÇÃO
Confecção do crachá de apresentação, cores variadas. Apresentação. Definição dos grupos e divisão das tarefas.
1. LEITURA COMPARTILHADA
Crônica: Campos e cerrados – Rubem Alves, livro O Retorno e o Terno – Editora Papirus.
2. SOCIALIZAÇÃO
Momento de retomada das discussões e da temática estudada no encontro anterior
§ Fascículo 5 – Preconceito Lingüístico
§ Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá discutir e apresentar a partir da leitura do Fascículo 5, conceito sobre:
(1)Preconceito Lingüístico
(2)Variação Lingüística
(3)Norma Culta
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Discussão no grupo.
4. APROFUNDAMENTO
Apostila “Oralidade no Ensino” – entregar para leitura e discussão nos próximos encontros.(este material foi xerocado pela colega Márcia)
5. AVALIAÇÃO
§ O que eu gostei?
§ O que eu critico?
§ O que eu sugiro?
§ Fascículo 5 – Preconceito Lingüístico
§ Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá discutir e apresentar a partir da leitura do Fascículo 5, conceito sobre:
(1)Preconceito Lingüístico
(2)Variação Lingüística
(3)Norma Culta
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Discussão no grupo.
4. APROFUNDAMENTO
Apostila “Oralidade no Ensino” – entregar para leitura e discussão nos próximos encontros.(este material foi xerocado pela colega Márcia)
5. AVALIAÇÃO
§ O que eu gostei?
§ O que eu critico?
§ O que eu sugiro?
5. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
· Você já sofreu preconceito lingüístico? Como foi? Como você se sentiu?
6. Para Saber Mais...
· Crônica: Campos e cerrados – Rubem Alves, livro O Retorno e o Terno – Editora Papirus.
· Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz - Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 1999.
· A língua de Eulália: novela sociolingüística – Marcos Bagno. São Paulo: Contexto, 1997.
· Crônica: Campos e cerrados – Rubem Alves, livro O Retorno e o Terno – Editora Papirus.
· Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz - Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 1999.
· A língua de Eulália: novela sociolingüística – Marcos Bagno. São Paulo: Contexto, 1997.
7. Registro Reflexivo – Incentivo à prática do registro
Texto sobre o trabalho com portfólio – professora Benigna
Texto sobre o trabalho com portfólio – professora Benigna
O que é o Portfólio:
Mensagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário