domingo, 31 de agosto de 2008

15º Encontro, 07 de agosto

Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
15º Planejamento – 07 de agosto

FORMAÇÃO CONTINUADA

(...) a leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento lingüístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias tanto de ordem lingüística como de ordem cognitivo-discursiva, com o fim de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher as lacunas que o texto apresenta, enfim participar, de forma ativa, da construção do sentido.
Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
* Identificar as características dos gêneros, tipos e suportes textuais.
* Gêneros textuais emergentes com o advento da informática e da internet. .
* Refletir sobre a história da Língua Portuguesa.

PROGRAMAÇÃO

1. LEITURA COMPARTILHADA
* “O menino que carregava água na peneira” do livro Exercícios de ser criança de Manoel de Barros – Edição Especial, 1999. Ed. Salamandra.
* texto: (contribuição do professor Ari – matutino)

2. SOCIALIZAÇÃO
Discussão sobre o conteúdo do fascículo 2 e o filme “Narradores de Javé”.

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
Gêneros textuais emergentes com o advento da informática e da internet.

4. APROFUNDAMENTO
Leitura dos textos do livro Ler e Compreender: os sentidos do texto, páginas 20 a 26.

5. AVALIAÇÃO
Avaliação processual – formulário EAPE

6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Qual a relevância do estudo da história da Língua Portuguesa para o seu trabalho cotidiano?

7.Para Saber Mais...
* Ler e compreender os sentidos do texto. Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: Contexto, 2007.
* Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet – Fabiana Komesu (texto enviado por e-mail).
* Gêneros textuais emergente no contexto da tecnologia digital – Luiz Antonio Marcuschi. (texto enviado por e-mail)
* Revista FAEEBA (exemplar enviado por e-mail)
* SIGET II Questões de metodologia em análise de gêneros – Désirée Motta-Roth (UFSM) (texto enviado por e-mail)

8.Registro Reflexivo
Escrever sobre suas impressões do encontro e/ou sobre o(s) tema(s) em estudo.

Textos:





Nenhum comentário: