domingo, 31 de agosto de 2008

14º Encontro, 31 de julho

Retorno do Recesso:
Entrega de caneta e pasta contendo: texto Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças, de Maria Teresa Egler Montoan e Revista Páginas Abertas - cortesas da Editora Paulus por meio da Divulgadora da Paulus em Brasília Denise Timm:

Leitura Compartilhada:

Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
14º Planejamento – 31 de julho

FORMAÇÃO CONTINUADA
A língua portuguesa pode ser instrumento de consciência crítica? Paulo Freire dizia que a consciência crítica é um “pensar que percebe a realidade como processo, que a capta em constante devenir e não como algo estático”. Isto é possível porque a língua é mais do que mero instrumento de comunicação. Ela reflete a maneira pela qual o homem se relaciona no e com o mundo.
Zilda Laura Ramalho Paiva e Maria Helena Ançã

OBJETIVOS DO ENCONTRO:
* Leitura do fascículo 2;
* Identificar as características de gênero e de tipos textuais.
* Refletir sobre eventos de oralidade e escrita, os gêneros e tipos textuais presentes no filme “Narradores de Javé”.

PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
* música: Within Attraction – DVD Yanni Live at the Acropolis (diferentes X harmonia).
* texto: Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças – Maria Teresa Eglér Montoan – Revista Nova Escola, Editora Abril, edição 182.
* Revista Páginas Abertas nº 33, 2008 – Editora Paulus.

2. SOCIALIZAÇÃO
* Reorientação dos grupos e das atividades para os próximos encontros.
* filme: Narradores de Javé

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
* Assistir o filme Narradores de Javé observando os eventos de oralidade e de escrita que aparecem no filme; discutir como a escrita e a leitura permeiam a vida dos personagens e quais os gêneros e tipos textuais que aparecem no filme.

4. APROFUNDAMENTO
· Produção textual, análise de gêneros e compreensão, Luiz Antônio Marcuschi.
· Enunciação e ensino: a prática de análise lingüística na sala de aula a favor do desenvolvimento da competência discursiva, Tanara Zingano Kuhn e Valdir do Nascimento Flores
5. AVALIAÇÃO
Avalio que...
6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
Como você vê os eventos de oralidade e escrita que aparecem no filme “Narradores de Javé”? Como a escrita e a leitura afetam os personagens do filme? Quais gêneros e tipos textuais aparecem no filme?
7. Para Saber Mais...
* Produção textual, análise de gêneros e compreensão, Luiz Antônio Marcuschi. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
* A coerência textual, Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia. São Paulo: Contexto, 2003. * Ler e compreender os sentidos do texto, Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: Contexto, 2007.

8. Registro Reflexivo
Escrever as impressões pessoais sobre o encontro e/ou sobre o(s) tema(s) em estudo.

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