terça-feira, 19 de agosto de 2008

13º Encontro, 03 de julho

Planejamento do Encontro:
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
13º Planejamento – 03 de julho

FORMAÇÃO CONTINUADA

“As palavras e a imaginação na tessitura do escrever se fortalecem
e entrelaçam na medida em que eu, escritor de mim mesmo,
abro concessões, comparo, concluo, explico, alterno, adiciono, retifico, finalizo.
São os “es”, os “mas”, “entretantos”, “todavias”,
“contudos” que desenham, delineiam e contornam a nossa história,
dando sentido e colorindo as palavras no texto. Essa brincadeira de tecer
e alinhavar palavras nos envolve naquilo que os poetas chamam
de “encontro textual”. As palavras são soltas, fugazes e só tomam vida
e significado quando se embrenham em nossa vida e fazem de nós sua morada.”

Professora Eliana Sarreta


OBJETIVOS DO ENCONTRO:
Refletir sobre os encontros e desencontros do “fazer textual”.

PROGRAMAÇÃO

1. LEITURA COMPARTILHADA
* Texto: Ponta da Língua – http://www.novaescola.org.br/
* Texto: Beijos não são contratos. William Shakespeare. Contribuição da colega Mônica – matutino.

2. SOCIALIZAÇÃO
* Síntese do encontro anterior.
* Sacola da leitura – sacola com títulos variados referentes ao curso para empréstimo e leitura.

3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
· Atividade “palavras soltas”;
· Turma dividida em dois grupos, cada grupo recebe palavras previamente selecionadas (amor, amizade, tristeza, alegria, saudade, paixão, desilusão, ilusão, afeto, perdão, desafeto, carinho)
· Os grupos tecem um texto com as palavras distribuídas;
· O poder das palavras:
- Quais são seus pares?
- Onde elas se encaixam?
- Em que momentos?
- Quando trazem tristeza? Quando deixam alegria...
· Apresentação da produção de cada grupo, comentários.

4. APROFUNDAMENTO
· Texto: Ao sono – Parte 1 e 2
· Enunciação e ensino: a prática de análise lingüística na sala de aula a favor do desenvolvimento da competência discursiva, Tanara Zingano Kuhn e Valdir do Nascimento Flores

5. AVALIAÇÃO
Avalio que...

6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
· Quais ingredientes fazem parte de uma boa história?

7. Para Saber Mais...
* A sedução da palavra, Afonso Romano Sant’Anna.
* Livro de Receitas do Professor de Português – atividades para sala de aula. Carla Viana Coscarelli.
* Enunciação e ensino: a prática de análise lingüística na sala de aula a favor do desenvolvimento da competência discursiva, Tanara Zingano Kuhn (PPG-Letras da UFRGS) e Valdir do Nascimento Flores (Doutor em Lingüística Aplicada, Professor do Instituto de letras da UFRGS) – Letras de Hoje, Porto Alegre, v.43, n.1, p.69-76, jan./mar.2008 (texto enviado por e-mail)

8. Registro Reflexivo
Escrever sobre o encontro.

Leitura Compartilhada:

Nenhum comentário: