GDF – SE - SUBEP
ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO e LINGUAGEM – MÓDULO 2
5º Planejamento – 24 de abril
FORMAÇÃO CONTINUADA
"Quando se deixa de perguntar ao aluno o sinônimo de escardichar; o
feminino de cupim; o antônimo de póstumo; como se chama o natural do
Cairo, libera-se o aluno do desperdício de energia mental, da memória
sobrecarregada de desnecessárias e, muitas vezes, inúteis. Assim, quando se
começa na produção escrita, ele mesmo pode procurar (se sentir
necessidade) respostas a essas questões. O importante é preparar nosso
estudante para o desenvolvimento de suas idéias, é valorizar sua palavra,
levando-se a público para que o interlocutor real possa argumentar a favor
ou contra o que nosso aluno tem a dizer."
Regina Lúcia Péret Dell’Isola
OBJETIVOS DO ENCONTRO:
Discutir sobre a linguagem, preconceito lingüístico, variação e norma padrão. Refletir sobre o uso do livro didático na organização do trabalho pedagógico do professor de língua portuguesa.
PROGRAMAÇÃO
1. LEITURA COMPARTILHADA
Textos: “A ratoeira” e “Nois mudemo” – matutino
Histórias para refletir – Francisco Eraldo (Caderno Cidades)
2. SOCIALIZAÇÃO
Dinâmica: como pular o rio. (matutino).
Retomada das discussões e da temática do encontro anterior.
3. REDE DE EXPERIÊNCIAS
· O que diz o PCN do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre o preconceito lingüístico, a variação e a norma (texto entregue na aula “Implicações da questão da variação lingüística para a prática pedagógica”)
· Dez cisões para um ensino não, ou menos, preconceituoso (texto entregue na aula)
4. APROFUNDAMENTO
· Retomar atividade escrita realizada no 2º encontro sobre quem fala mais correto: o sertanejo ou o doutor da cidade? Refletir sobre o que escreveu considerando os textos lidos e as discussões. Registrar no caderno.
· Como o livro didático de língua portuguesa que você utiliza aborda o preconceito lingüístico, a variação e a norma?
· Ver slides an_lise_do_livro_did_tico_numa_perspectiva_discursiva – enviado para o e-mail do curso no dia 11/04/08 – está na pasta Vídeos – 3º encontro). * este e-mail deu problema, por isto reenviei os slides p/ e-mail de cada cursista.
5. AVALIAÇÃO
§ O que eu gostei?
§ O que eu critico?
§ O que eu sugiro?
6. Trabalho Pessoal – A ser desenvolvido para o Portfólio
· A variação e a norma: o que ensinar na escola?
7.Para Saber Mais...
· O livro didático de Língua Portuguesa, de Regina Lúcia Péret Dell’Isola (Org.) – UFMG. – (está no e-mail cursolinguaportuguesa@yahoo.com.br ) *Foi reenviado para o e-mail de cada cursista. O e-mail do curso agora é alfalinguagama@gmail.com
· Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz - Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 1999.
· A língua de Eulália: novela sociolingüística – Marcos Bagno. São Paulo: Contexto, 1997.
8. Registro Reflexivo
Escrever avaliando o encontro.
Leitura Compartilhada:
Leitura Complementar:
Outras leituras:
- Paulo Freire: Educar para a esperançar
- A questão do preconceito lingüístico - resenha de Edair Maria Gorski
- Variações Lingüísticas: o confronto das equivalências e o choque dos contrários - Sebastião Lourenço dos Santos
- Variação Lingüística, um princípio da evolução da língua - Ana Lúcia de Assunção
- A norma é culta ou ideológica? - Cirineu Cecote Stein
- O corpo como materialidade do/no discurso - Simone Hashiguti
- O livro didático de Língua Portuguesa - de Regina Lúcia Péret Dell’Isola (Org.) – UFMG
Textos enviados por e-mail.
Mensagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário